Constelações, intermitências e alguns rumores

Composta por sete artistas que participam dos Grupos de Estudos e Criação em Fotografia do Ateliê Fotô, criado pelo curador Eder Chiodetto em 2011, a mostra “Constelações, intermitências e alguns rumores” é a nova exposição que a Zipper Galeria apresenta entre os dias 22 de outubro e 21 de novembro de 2015. O tema gira em torno da noção de imagens fotográficas que ganham novas narrativas ao serem exibidas em conjunto.

Com curadoria de Eder Chiodetto e Fabiana Bruno, a coletiva reúne séries específicas que se organizam a partir de agrupamentos, sugerindo possibilidades inesgotáveis de leituras e releituras, montagem e remontagem. Integram a exposição os artistas Ana Lucia Mariz, Carolina Krieger, Elaine Pessoa, Marilde Stropp, Marcelo Costa, Natasha Ganme e Sheila Oliveira.

De acordo com os curadores, os trabalhos “fazem alusão a possibilidade de ver as imagens como astros celestiais de um pequeno cosmos, em que o criador e suas criações, por seu campo e fronteiras celestiais, nos permitem imaginar agrupamentos, deslocamentos, fusões, conjunções, a partir das imagens orquestradas por séries, que se transmutam ao estatuto de constelações”. Mesmo partindo de premissas distintas, os sete artistas costumam trabalhar a partir de uma matriz criativa comum que se desdobra em uma série de imagens. Consteladas – isto é, organizadas em mosaicos – elas criam novas possibilidades de leituras, às vezes cíclicas, outras vezes sequenciais. “Formar constelações é conjugar, montar e desmontar, um caráter que embasa todo o potencial visual de reflexão, seja pelo campo do experimental, seja pelo relacional, ou associativo inerentes ao seu processo de existir e se expor”, afirmam.

Sobre os curadores

Eder Chiodetto (São Paulo, SP, 1965) é mestre em Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo e atua como jornalista, professor, curador e pesquisador de fotografia. Foi repórter-fotográfico, editor e crítico de fotografia no jornal Folha de S.Paulo. Como curador independente realizou mais de 70 exposições no Brasil e no exterior. Chiodetto é também curador do Clube de Colecionadores de Fotografia do MAM-SP desde 2006. É autor do livro O Lugar do Escritor (Cosac Naify) e editor da coleção Fotoportátil (Cosac Naify), entre outros. Em 2013 lançou três novos livros: Geração 00: A Nova Fotografia Brasileira (Edições SESC); Curadoria em fotografia: da pesquisa à exposição (E-book, Prêmio Marc Ferrez/Funarte) e German Lorca (Cosac Naify).

Fabiana Bruno (Jaguariúna – 1974) é doutora em Multimeios pelo Instituto de Artes da Unicamp, jornalista e pesquisadora de fotografia. Atualmente é pesquisadora vinculada ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UNICAMP, onde ministra cursos e orienta mestrados e doutorados como professora convidada no Departamento de Antropologia. É professora do curso de Pós-Graduação em Fotografia da FAAP, em São Paulo.

ATELIÊ FOTÔ

Criado em 2011 pelo jornalista e curador Eder Chiodetto, o Ateliê Fotô é um espaço de reflexão e produção dedicado à fotografia contemporânea. Além das atividades de curadoria, edição de livros, leitura de portfólio e consultoria individual para desenvolvimento de projetos autorais em fotografia, Chiodetto coordena quatro Grupos de Estudo e Criação em Fotografia. Voltados para fotógrafos profissionais e amadores avançados que desenvolvem projetos pessoais, os Grupos visam auxiliar no desenvolvimento dos processos criativos dos integrantes por meio da leitura comentada de portfólios, da pesquisa de autores e obras específicas da história da fotografia, além do estudo de teorias acerca dos processos simbólicos que envolvem a trama fotográfica. Os encontros são coordenados por Eder Chiodetto e Fabiana Bruno. Mais informações: fotoimagemearte.com.br

Sobre os artistas

ANA LUCIA MARIZ (São Paulo, SP – 1965)

Exposições individuais: “Alma Secreta”, Pinacoteca do Estado (2005, São Paulo); “O que Paulo Reis me ensinou”, Paraty em Foco (Paraty, 2012). Exposições coletivas: “Programa Exposições 2015”, MARP (Ribeirão Preto); “A construção de um Olhar – Fotografia brasileira no acervo da Pinacoteca do Estado de SP”, Centro León (República Dominicana, 2013); “13° Salão da Bahia – MAM Bahia”. Prêmio: 41º Salão de Arte Contemporânea de Santo André; 16ª Coleção Pirelli /MASP de Fotografia.C

AROLINA KRIEGER (Balneário Camboriú/ SC, 1976)

Prêmios: Prêmio Brasil Fotografia – Prêmio Aquisição (2013). Exposições Individuais: O Espelho do Avesso – Lianzhou International Photo Festival – China (2013). Exposições Coletivas: VI Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia – Belém, PA (2015) PHotoEspaña Descubrimientos – Madrid (2014). Residências Artísticas: Ateliê ENA com Eustáquio Neves – Diamantina, MG (2014).

NATASHA GANME (São Paulo, 1991)

Formada em Fotografia pela escola Panamericana de Artes (2011). Participou da coletiva “Sonho, memória, alucinação” (2012), com curadoria de Eder Chiodetto, e teve sua primeira mostra individual no Fest Imagem de 2015.

SHEILA OLIVEIRA (São Paulo, 1968)

Exposições individuais: “Rastro visto de coisa só ouvida”, Fauna Galeria, (São Paulo, 2014) e “Lanzhou Foto Festival” (China, 2013). Exposições coletivas: “Bienal Internacional Fotográfica Bogotá” (Colômbia, 2015); “Academia Paulista de Fotografia”, DOC Galeria (São Paulo, 2015), entre outras participações em salões e galerias. Recebeu os prêmios Aquisição Casa do Olhar, em 2011 e do Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto, em 2014.E

LAINE PESSOA (São Paulo, SP – 1968)

Exposições coletivas: “Photoespaña”, Biblioteca Nacional de Madrid” (2015), “VI Edição do Diário Contemporâneo na Casa das Onze Janelas” (Belém, 2015), “47.o Salão de Arte contemporânea de Piracicaba” (2015). Prêmios: Prêmio Aquisitivo no Salão de Artes Visuais de Vinhedo; Menção Especial (Prêmio Honorífico) 5ª Bienal Nacional de Gravura – Olho Latino; Menção Honrosa XI Bienal de Miniaturas Gráficas Luisa Palácios.

MARCELO COSTA (São Paulo, 1968)

Formado em Medicina Veterinária pela UNESP-Botucatu (1991) e em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte (2011) e pósgraduado em Fotografia pela FAAP (2013). Principais exposições: “11° Paraty em Foco (2015); “2° Interfoto Itu” (2015), “Contraprova vol.2”, Paço das Artes (São Paulo, 2015); “43° Salão de Arte Contemporânea de Santo André” (2014).

MARILDE STROPP (Ibitinga/SP, 1943)

Principais exposições: “Livro de Artista”, Casa Contemporânea (São Paulo, 2014); “Escenarios de mujer” (Brasil-Argentina-Colômbia-Cuba, 2013); “Paragem Instalação Fotográfica”, Ateliê Aberto (Campinas, SP, 2010).

Fonte: www.infoartsp.com.br